quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Qual o seu melhor defeito?


Noutro dia pedi a uma amiga que listasse meus principais defeitos e minhas principais qualidades. Ela não só listou, como também explicou cada uma dessas características, apontando o lado positivo e negativo de cada uma delas. Ela sempre acreditou que tudo tem um lado bom e um ruim. Eu, hoje em dia, entendo isso e concordo com ela.
O que mais me chamou atenção foi o determinismo: a principal característica das pessoas racionais. A busca incessante pela explicação lógica, pela razão científica, pela crudez dos fatos. Mesmo que essa maneira de agir não gere bem-estar, o determinista mantém a linha de raciocínio nem que seja pelo prazer de provar que estava certo. O que acaba incluindo no pacote determinista, a pretensão de brinde.
Quando ela, que me conhece há dez anos, me disse isso, eu fiquei muito feliz por perceber como melhorei ao longo desse tempo. Como fui abrindo espaço na minha mente e na minha vida para coisas que não tem explicação lógica, fui deixando de me preocupar em ter razão e comecei a investir em ser feliz. Claro que ainda tenho um “quê” de querer entender o universo que me cerca, mas de um jeito curioso e mais saudável agora. Faz um bem danado se dar conta que nossa função no mundo é saber que não devemos ter uma função e sim apenas percorrermos nossas existências tão singulares. Ao invés de função, acredito que temos importância. E ser importante para si mesmo, para alguém, alguns e para o mundo demanda muito mais que entender porque a água cai do céu ou porque o coração bate sem parar. Tão enriquecedor como saber essas respostas, é sentir as gostas de chuva tocando a pele, o cheiro da terra molhada, o toque das mãos de alguém que se ama junto de você. E o coração pulsando de alegria e encantamento. Entender a vida e vivenciar o entendimento.
Se meu maior defeito é querer entender tudo, minha maior virtude tornou-se a capacidade de entender que isso não é tudo.

2 comentários:

Eliana / Lu Maria disse...

Que verdade!! A grande riqueza da vida é poder recomeçar e mudar o ângulo sempre. Nunca é tarde demais!

Bjos e bom finds!
LU MARIA

Se ferrando na Balada disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.